Pioneiro no adestramento de cães do DF, Délio Mendes se tornará cidadão honorário de Brasília nesta sexta (1°)

Pioneiro no adestramento de cães do DF, Délio Mendes é o novo cidadão honorário de Brasília. Deputado Roosevelt

Pioneiro no adestramento de cães do DF, Délio Mendes é o novo cidadão honorário de Brasília. Deputado Roosevelt

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza solenidade nesta sexta-feira (1°), a partir das 19h, para conceder o Título de Cidadão Honorário de Brasília ao mineiro Délio Mendes. A proposta é assinada pelo deputado Roosevelt Vilela (PL) e o evento, com participação de amigos e familiares, será transmitido pela TV Câmara Distrital (canal 9.3), YouTube e e-Democracia.

 Sessão Solene realizada em 01/03/2024.
Acesse aqui as fotos do evento.
Assista  o video clicando aqui.

A ação é justificada, segundo o parlamentar, pelo amor, reconhecimento e carinho do homenageado aos animais. Além disso, o agraciado gerou emprego para diversos trabalhadores e colaboradores, por anos, tornando a Capital do país referência na formação de adestradores de animais.

“Reconhecer Délio Mendes como legítimo Cidadão Honorário de Brasília é valorizar sua atuação incansável voltada para o melhor convívio entre homem e animal, bem como para a melhoria da segurança pública com a utilização de cães adestrados, contribuindo consequentemente e significativamente para a sociedade do DF”, afirma o parlamentar. 

Délio Lima

Natural de Patos de Minas-MG, de 1983, ainda na infância, foi a uma apresentação de paraquedistas que saltaram juntamente com cães pastores que eram extremamente adestrados. O fato daqueles cães terem saltado daquele avião junto com seus treinadores fez com que Délio tomasse, naquele momento, a decisão de que no futuro aquela seria a carreira a qual iria se formar. 

Délio tinha objetivo de conseguir uma vaga como adestrador no Exército Brasileiro, então decidiu vir para Brasília e tentar o serviço militar, porém foi dispensado. Optou por ficar na Capital e dar sequência ao trabalho de adestrador autônomo. Com o passar do tempo, foi se tornando conhecido, e se aliou a alguns grandes profissionais, com os quais fez amizade, e passou a ter vários veterinários e clínicas indicando o seu trabalho de adestrador. 

Em 1995, construiu o primeiro Canil. Atualmente, o Canil Dom Delius tem uma ampla estrutura (60 mil metros quadrados), oferecendo serviços de hospedagem, adestramento, locação de cães de guarda, serviços veterinários e procedimentos cirúrgicos diversos. O empresário oportuniza 20 empregos diretos e mais de 40 indiretos. Também qualifica e investe na formação de seus colaboradores, formando auxiliares e adestradores para todo o Brasil e exterior.

Fonte: Agência CLDF, Joás Benjamin (estagiário)